Sobre o educLAB

O Laboratório de Análise de Dados e Economia da Educação (educLAB) consiste em um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), nascido a partir de um grupo de estudos em economia da educação formado pelos professora(e)s Alesandra Benevides (UFC/Sobral), Zilânia Mariano (UFC/Sobral), Rafael B. Barbosa (UFC/FEAACS) e George Gomes (SEDUC/COAVE).

Entre pesquisas e muita análise de dados surgiu a iniciativa de criar um laboratório que pudesse implementar e dar suporte a vários projetos e pesquisas na área de economia da educação.

Os principais objetivos do educLAB são:

  • Desenvolver pesquisa na área de economia da educação;
  • Realizar projetos que visem contribuir para melhoria da educação em suas mais diversas etapas: ensino fundamental, médio e superior;
  • Capacitar estudantes, docentes e pesquisadores da UFC e de outras instituições em teorias, técnicas e instrumentos de análise de dados educacionais.

Diversos temas são atualmente alvo de pesquisa, como a qualidade da educação, as escolas profissionalizantes e militares, a relação pobreza e educação, os efeito dos pares, dentre outros.

Dentre os projetos em desenvolvimento, destacam-se a análise dos egressos e evadidos no ensino superior, utilização de tecnologia para superar dificuldades de aprendizado e a integração de bases de dados educacionais públicas de forma simples, semanticamente adaptadas e de livre acessibilidade a múltiplas linguagens de programação.

Atualmente, o educLAB está sediado na FEAACS, porém com atuação conjunta na UFC do Campos de Sobral.

Acreditamos que a educação transforma e melhora a vida das pessoas. Além disso, acreditamos que políticas públicas em geral, e as educacionais em particular, devem ser baseadas em evidências a partir de análise de dados.


Voltar ao Topo