Peer quality and human capital investiments in secondary education: an unintended consequence of selective schools’ construction

Este artigo analisa o efeito não intencional da construção de escolas profissionalizantes no Ceará. Tais escolas realizam um processo de seleção, segregam os estudantes de melhor rendimento acadêmico dos estudantes com mais baixo rendimento acadêmico. Essa separação impacta negativamente no desempenho dos estudantes das escolas regulares em municípios que recebem as escolas profissionalizantes. Esse resultado é explicado pela redução da qualidade dos estudantes nas escolas regulares.

Impacto da qualidade da escola de ensino médio sobre os resultados educacionais: Evidências para o Ceará

Este artigo estima um modelo de valor adicionado com efeito fixo para a escola visando obter uma medida de qualidade das escolas públicas de ensino médio no estado do Ceará. A identificação é obtida por meio da utilização de estudantes que migram do nono ano do Ensino Fundamental para uma nova escola no Ensino Médio devido à inexistência de ensino médio em suas escolas municipais. A partir do efeito fixo estimado, as escolas são ranqueadas segundo seu efeito sobre o desempenho dos estudantes no terceiro ano do Ensino Médio, medido por meio de testes padronizados. Esse ranking é utilizado para…

Avaliação do Ensino Profissionalizante com Dados Longitudinais

Este trabalho visa ampliar o debate na literatura da Economia da Educação sobre o ensino público, avaliando o desempenho dos alunos de Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) nos exames do ENEM. Algumas contribuições podem ser consideradas: utilização de dados longitudinais, aplicação do algoritmo CEM e condução da avaliação através dos métodos Lasso e pós-Lasso no processo de seleção de variáveis para estimação do modelo de escore de propensão. Conclui-se que o efeito médio do tratamento se mostrou positivo e significante em todas as áreas de conhecimento e na média geral do ENEM, destaque para Redação, cujo efeito foi de…

Diferencial de desempenho de alunos das escolas militares: o caso das escolas públicas do Ceará

O desempenho diferenciado dos alunos de escolas militares em exames de proficiência como Prova Brasil ou ENEM tem dado força à visão que estas escolas deveriam servir de referencial para as escolas públicas no Brasil. No entanto, esta atribuição direta do diferencial como efeito escola é questionável dado que seus alunos são diferenciados tanto por características familiares, como pelo acúmulo de conhecimentos (condição inicial), e o próprio processo de seleção que as escolas militares estabelecem. Este trabalho verifica como modelos tradicionais que tratam parcialmente estes problemas (matching com propensity scores e regressão linear multivariada) podem gerar estimativas muito infladas do…