Impacto da qualidade da escola de ensino médio sobre os resultados educacionais: Evidências para o Ceará

Impacto da qualidade da escola de ensino médio sobre os resultados educacionais: Evidências para o Ceará

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Este artigo estima um modelo de valor adicionado com efeito fixo para a escola visando obter uma medida de qualidade das escolas públicas de ensino médio no estado do Ceará. A identificação é obtida por meio da utilização de estudantes que migram do 9 o ano do Ensino Fundamental para uma nova escola no Ensino Médio devido à inexistência de ensino médio em suas escolas municipais. A partir do efeito fixo estimado, as escolas são ranqueadas segundo seu efeito sobre o desempenho dos estudantes no 3 o ano do Ensino Médio, medido por meio de testes padronizados, e tal ranking é utilizado para verificar como a qualidade da escola impacta sobre o aprendizado dos estudantes. Verifica-se que escolas boas em matemática possuem maior impacto sobre o aprendizado do que boas escolas em português. Existe heterogeneidade em termos da qualidade das escolas sobre o desempenho dos estudantes. Alunos mais habilidosos são mais sensíveis a escolas boas e ruins. É verificado que boas escolas aumentam as oportunidades dos alunos no ensino superior, gerando resultados de longo prazo sobre os estudantes. Por fim, a qualidade da escola foi correlacionada ao número de horas aula diárias que a escola oferta e à qualidade do professor.

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