INEP DIVULGA TERCEIRO RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O plano objetiva atingir 100% das metas até 2024.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou, na última quinta-feira (02), o relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O Brasil atingiu apenas uma das 20 metas previstas para serem alcançadas entre 2014 e 2024.

O relatório, publicado a cada dois anos, analisa a evolução do cumprimento das metas estabelecidas, abrangendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de estabelecer a idade para o “aprendizado no tempo correto” e tempo de alfabetização.

O documento revelou que 6 dos 52 indicadores com metas definidas e calculadas pelo INEP, já chegaram ao que estabelece o plano. Percebe-se que 42 indicadores têm nível de alcance maior do que 50% e 26 indicadores têm nível maior do que 80%. A evolução das 20 metas do PNE são monitoradas atualmente por um total de 57 indicadores.

A única meta cumprida se refere à formação de professores do ensino superior, com porcentagem de docentes com nível de mestrado e doutorado, já atingida no ano de 2018. As demais estão longe de serem alcançadas ou foram cumpridas apenas parcialmente.

O relatório informa que é preciso reconhecer que os resultados estão bastante abaixo do que se deseja para a educação nacional, ou seja, o  país terá muitas dificuldades para atingir as expectativas.