EducLAB, SEDUC e projeto Cientista-Chefe discutem o nível socioeconômico das escolas estaduais

EducLAB, SEDUC e projeto Cientista-Chefe discutem o nível socioeconômico das escolas estaduais

A equipe do educLAB, técnicos da Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC e membros do Projeto Cientista-Chefe (Funcap/UFC), reunidos nesta sexta-feira (03/01), debateram uma estratégia para a criação do indicador socioeconômico das escolas estaduais cearenses, usando os dados do questionário contextual aplicado aos alunos do ensino médio, por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. O encontro marcou a retomada da parceria para 2020 e teve a presença do Secretário Executivo, professor Rogers Mendes e do Cientista-Chefe da SEDUC, o professor Jorge Lira, da Universidade Federal do Ceará – UFC.

O indicador socioeconômico poderá nortear políticas públicas educacionais no sentido de reduzir as desigualdades na área educacional, incentivando gestores na estratégia de nenhuma criança ser deixada para trás e comparando escolas com critérios mais ajustados às suas realidades.

Rafael Barbosa, Alesandra Benevides e Pedro Veloso, integrantes do educLAB, apresentaram o estudo. Também estavam presentes a coordenadora Kelem Freitas (SEDUC/COADE), a assessora especial Elisabete Araújo (SEDUC/Gabinete), os orientadores de célula Anderson Araújo e Ana Paula Pequeno (SEDUC/COADE), o articulador George Gomes (SEDUC/COADE e educLAB) e o integrante do projeto Cientista-Chefe Thomaz Veloso (UFC).

Voltar ao Topo