EducLAB no Jornal O Povo

EducLAB no Jornal O Povo

O Jornal O Povo deste sábado (15/02), publicou uma matéria ressaltando a importância do Fundeb para a manutenção das redes de ensino públicas dos municípios cearenses e alertou para os riscos de modificação no complemento federal desses recursos. Na oportunidade a reportagem destacou ainda a redução do número de matrículas no estado, associada especialmente a queda na taxa de natalidade da população em idade escolar, e a sucedida redução da taxa de distorção idade-série, que representa o número de alunos que estudam, mas estão foram da idade adequada ao seu ano/série de estudo. A contribuição do educLAB para a reportagem foi citada pelo Jornal:

Diante deste cenário, o estudo “Primeiras Análises”, assinado pelo Laboratório de Análise de Dados e Economia da Educação (educLAB), da Universidade Federal do Ceará (UFC), compilou dados e analisou os resultados do Censo Escolar entre os anos de 2015 e 2019, chegando a conclusões relativas à redução gradual da quantidade de matrículas no Estado. (…). Autor do estudo e docente da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rafael Barbosa ressalta que os municípios são os entes fundamentais na formação profissional. E que na discussão sobre o novo Fundeb é preciso discutir sobre o gasto eficiente do recurso. “Cobrar do município resultados no ensino básico é fundamental”.

Os principais dados apresentados no infográfico foram produzidos utilizando os microdados do Censo Escolar entre os anos de 2015 e 2019, cuja última edição foi publicada no final de janeiro deste ano. Os membros do laboratório, Rafael Barbosa, George Gomes, Letícia Lima e José Carlos organizaram, trataram e analisaram os dados fornecidos à imprensa.

Confira o na íntegra:

https://mais.opovo.com.br/jornal/reportagem/2020/02/15/mudanca-no-fundeb-ameaca-desenvolvimento-do-ensino-e-do-mercado-de-trabalho-no-ceara.html

Voltar ao Topo