EducLAB no Jornal Diário do Nordeste

No último domingo (23), o jornal Diário do Nordeste publicou uma matéria sobre a importância e a necessidade da internet para o desempenho dos estudantes, ressaltando tanto antes, quanto agora no período do isolamento social. 

Na matéria, Alesandra Benevides, professora do Curso de Ciências Econômicas da UFC e coordenadora do EducLAB, expõe que “não existe uma relação de causalidade entre acesso à internet e o desempenho” mas que há uma correlação positiva entre estes dois aspectos. Já a respeito do uso da internet por estudantes, é observado uma diferença entre os alunos de escolas pública e privadas, que talvez possa aumentar no contexto da pandemia, “A falta ou acesso precário à internet atinge principalmente os mais vulneráveis, e isso vai ter reflexo não só no desempenho de 2020: o conhecimento é cumulativo”, comenta Alesandra. A reportagem conta também com depoimentos de estudantes sobre o uso da conexão para as aulas e estudos onlines.

“De acordo com o estudo “Primeiras Análises – o Enem 2019 sob contexto cearense”, elaborado pelo Laboratório de Análise de Dados e Economia da Educação (educLAB), dos 79.204 estudantes pré-universitários da rede pública que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 35.978 declararam não possuir acesso à rede mundial de computadores, o que corresponde a quase metade (45,4%) do total”.

A pesquisa utilizada nesta matéria foi realizada pelos seguintes membros do EducLAB: Alesandra Benevides, Zilania Mariano, Camila Marques e José Carlos Lima, que organizaram, trataram e analisaram os dados fornecidos à imprensa.

Confira a matéria na íntegra:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/45-dos-alunos-da-rede-publica-no-enem-2019-nao-acessavam-internet-conexao-aumenta-desempenho-1.2980394